• Capim Grosso - BA

Comissões do Senado reiniciam atividades sob novos comandos

Depois de uma semana de articulações dos líderes dos partidos políticos com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), foram eleitos por aclamação, em chapas únicas e sem disputas entre as bancadas, os comandos das comissões permanentes. A partir desta semana começam as atividades legislativas. No Senado, há 15 comissões permanentes. As consideradas mais importantes são a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional. Pela primeira vez na história do Senado, uma mulher, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), vai comandar a CCJ, uma das mais cobiçadas da Casa…. Leia mas…

Por prevenção, 170 moradores de Nova Lima são retirados de casa

Por determinação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) a retirada de 170 moradores que vivem nos arredores da Mina Mar Azul em Nova Lima, a 45 quilômetros de Belo Horizonte (MG). As barragens B3 e B4 pertencem à empresa Vale, que alegou que estão desativadas. A informações foi divulgada ontem (16) à noite. A medida de precaução ocorre 21 dias após o desastre da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no qual 166 pessoas morreram e ainda há desparecidos.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, a empresa responsável pela auditoria da barragem “se negou a… Leia mas…

Agência recomenda extinção de barragens a montante até 2021

No que depender da Agência Nacional de Mineração (ANM) deve ser executada uma resolução para encerrar as atividades das barragens denominadas “a montante” até 15 de agosto 2021. Há 84 barragens desta modalidade em funcionamento no país, das quais 43 são classificadas de “alto dano potencial”: quando há risco de rompimento com ameaça a vidas e prejuízos econômicos e ambientais. A agência recomenda que a resolução seja publicada de forma imediata “desde que  possível e viável juridicamente”. “A ANM propõe algumas medidas que salvaguardarão a sociedade brasileira de possíveis rupturas destas estruturas, permitindo que a mineração continue tendo um papel vital… Leia mas…

Após tragédia no Ninho do Urubu, CTs são fiscalizados e interditados

Após a tragédia no Ninho do Urubu, que matou dez atletas da base do Flamengo, as autoridades passaram a se preocupar com a situação dos centros de treinamento de outros clubes brasileiros. Na última sexta-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recomendou a interdição do Ninho do Urubu, em Vargem Grande (Barra da Tijuca) na zona oeste do Rio. A interdição foi inicialmente pedida em 2017, mas não foi cumprida. Segundo o Ministério Público, o local só deve voltar a funcionar após cumprimento de exigências do Corpo de Bombeiros. O MP ameaça entrar na Justiça para interromper… Leia mas…

Portugal leva energia e luz a festival em Bruxelas

Um atelier de Portugal, conhecido pelas projeções multimídia, vai promover, até amanhã (17), uma conexão de energia no festival Bright Brussels, em Bruxelas, exibindo uma obra interativa que pretende guiar, pela luz, pessoas de todas as idades. “O nome da obra é Light Connector e ela é participativa e interativa em tempo real. As pessoas são convidadas a entrar no campo [de basquete] e, à volta de cada, uma forma-se uma área de energia que vai entrar em contato com as energias das outras pessoas”, explicou, em Bruxelas, a cofundadora do atelier OCubo, Carole Purnelle. Naquela que é a segunda… Leia mas…

Guaidó diz que ajuda humanitária “está nas mãos” dos militares

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, afirmou hoje (16), através de uma rede social, que “está nas mãos” dos militares a entrada de ajuda humanitária dos Estados Unidos na Venezuela. A entrada da ajuda está prevista para o dia 23 próximo. As redes sociais têm grande importância no país, uma vez que os venezuelanos estão impedidos de realizar chamadas telefônicas para o exterior.
Juan Guaidó disse que ajuda humanitária americana depende dos militares da Venezuela  (Juan Guaidó/Redes Sociais/Direitos Reservados)
Militares reforçam uma espécie de bloqueio na ponte fronteiriça entre Venezuela e Colômbia. A ação… Leia mas…