• Capim Grosso - BA

Agência recomenda extinção de barragens a montante até 2021

No que depender da Agência Nacional de Mineração (ANM) deve ser executada uma resolução para encerrar as atividades das barragens denominadas “a montante” até 15 de agosto 2021. Há 84 barragens desta modalidade em funcionamento no país, das quais 43 são classificadas de “alto dano potencial”: quando há risco de rompimento com ameaça a vidas e prejuízos econômicos e ambientais. A agência recomenda que a resolução seja publicada de forma imediata “desde que  possível e viável juridicamente”. “A ANM propõe algumas medidas que salvaguardarão a sociedade brasileira de possíveis rupturas destas estruturas, permitindo que a mineração continue tendo um papel vital… Leia mas…

Após tragédia no Ninho do Urubu, CTs são fiscalizados e interditados

Após a tragédia no Ninho do Urubu, que matou dez atletas da base do Flamengo, as autoridades passaram a se preocupar com a situação dos centros de treinamento de outros clubes brasileiros. Na última sexta-feira, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recomendou a interdição do Ninho do Urubu, em Vargem Grande (Barra da Tijuca) na zona oeste do Rio. A interdição foi inicialmente pedida em 2017, mas não foi cumprida. Segundo o Ministério Público, o local só deve voltar a funcionar após cumprimento de exigências do Corpo de Bombeiros. O MP ameaça entrar na Justiça para interromper… Leia mas…

Portugal leva energia e luz a festival em Bruxelas

Um atelier de Portugal, conhecido pelas projeções multimídia, vai promover, até amanhã (17), uma conexão de energia no festival Bright Brussels, em Bruxelas, exibindo uma obra interativa que pretende guiar, pela luz, pessoas de todas as idades. “O nome da obra é Light Connector e ela é participativa e interativa em tempo real. As pessoas são convidadas a entrar no campo [de basquete] e, à volta de cada, uma forma-se uma área de energia que vai entrar em contato com as energias das outras pessoas”, explicou, em Bruxelas, a cofundadora do atelier OCubo, Carole Purnelle. Naquela que é a segunda… Leia mas…

Guaidó diz que ajuda humanitária “está nas mãos” dos militares

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, afirmou hoje (16), através de uma rede social, que “está nas mãos” dos militares a entrada de ajuda humanitária dos Estados Unidos na Venezuela. A entrada da ajuda está prevista para o dia 23 próximo. As redes sociais têm grande importância no país, uma vez que os venezuelanos estão impedidos de realizar chamadas telefônicas para o exterior.
Juan Guaidó disse que ajuda humanitária americana depende dos militares da Venezuela  (Juan Guaidó/Redes Sociais/Direitos Reservados)
Militares reforçam uma espécie de bloqueio na ponte fronteiriça entre Venezuela e Colômbia. A ação… Leia mas…

Banda de Ipanema desfila e homenageia Paulinho da Viola

Em seu 55º ano de desfiles, a Banda de Ipanema começou a aquecer os tamborins às 16h deste sábado (16), na Rua Gomes Carneiro, atraindo foliões para o desfile que é um dos mais tradicionais do carnaval de rua do Rio. Neste ano, sob céu nublado, a banda homenageará Paulinho da Viola, que vai participar do desfile, marcado para terminar esta noite. Presidente e fundador da Banda de Ipanema, Claudio Pinheiro, de 83 anos, corrige quem pergunta sobre o desfile de pré-carnaval.
Banda de Ipanema levou alegria às ruas do bairro   (Fernando Frazão/Agência Brasil)
“Pra gente… Leia mas…

MEC quer saber quantas adolescentes em idade escolar engravidaram

O Ministério da Educação (MEC) quer saber quantos casos de gravidez na adolescência ocorreram em 2018. Desde a última quinta-feira (14) está disponível para as escolas públicas e privadas o “Questionário sobre quantidade de casos de gravidez em adolescentes escolares”. O prazo para preencher os dados vai até 15 de abril. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo questionário, as escolas devem considerar os casos de gravidez em adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos de idade identificados no ano passado. Não será necessário identificar a adolescente. … Leia mas…